domingo, 8 de maio de 2016

Parceria EUA-Europa é ruim

parceria transatlantica













Porque é que a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), entre EUA e Portugal está a gerar tanta polémica!?

Existem fortes divergências entre Bruxelas e Estados Unidos, a polémica só se instalou após documentos terem vazado e ir parado às mãos de vários jornais e fornecidos pela Greenpeace Holanda.

Os Estados Unidos basicamente queriam interferir directamente nos processos de decisão ao nível da União Europeia e também junto de cada país. E exportar para a Europa produtos e alimentos pouco saudáveis, visto que nos EUA 70% dos alimentos contêm ingredientes geneticamente modificados, a carne repleta de hormonas e o uso de pesticidas nos vegetais e frutos é mais intenso. 

OS EUA são menos rigorosos com o controle de qualidade dos alimentos e com o uso de hormonas em animais, pesticidas na agricultura etc.

Os EUA  queriam pressionar a Europa a uma redução dos padrões de regulamentação.
Entre as áreas mencionadas estão as indústrias de cosméticos (nos EUA podem ser usados animais em testes laboratoriais, por exemplo) e o uso de pesticidas na agro-indústria.


“Se o acordo avançar nos moldes que foram tornados públicos, a segurança alimentar dos europeus deixa de estar devidamente acautelada”, opina Ana Tapadinhas, directora-geral da associação de defesa dos consumidores DECO.

 “Nos Estados Unidos, a segurança alimentar é baseada no princípio da presunção de que os alimentos não apresentam qualquer risco, enquanto na Europa vigora o princípio da precaução”, especifica, lembrando ainda que nos EUA “até na industria cosmética estão autorizados produtos químicos que são proibidos na Europa”.


Jornal Público  Link 1  , Link 2
.


.

2 comentários:

  1. A Desertificação populacional o nosso pais já vem de longe, desde a retirada da produção de pequenas e medias empresas no interior principalmente agrícolas. Desde a entrada na união europeia que há barreiras para se não produzir! ve-se por exemplo do leite, dos suínos de cotas à pesca. Sao estes exemplos que nos permitem o desinvidamento da nossa economia.
    Este acordo comercial eua europa ainda nos iriam tirar mais a produção endividando ainda mais o país.um desastre autentico para a economia portuguesa. poderia haver um ou outro sector beneficiado como o calçado mas pouco para o desenvolvimento do país.

    ResponderEliminar
  2. A economia é um dos pilares do desenvolvimento de uma nação. Os acordos comerciais com os eua podem arruinar um país como é o caso de Portugal por não ter economias de escala.

    ResponderEliminar