segunda-feira, 4 de abril de 2016

Panamá Papers

panama papers















O assunto do momento é a fuga de informação "Papéis do Panamá" Panama Papers,

Segundo consta a fuga de informação lançou cerca de 2,6 Tb de ficheiros, 11 milhões de documentos de contas offshore...
Já houve em anos anteriores fugas de informação relacionadas com offshores e escândalos financeiros, mas só para terem uma ideia dos dados vazados, em 2013 a "Offshore leaks" compunha 260 GB de dados, em 2014 o «Luxembourg leaks» somava 4GB de dados, em 2015 a «Swiss leaks» somava 3,3 GB, o «Panama Papers» deste ano soma 2,6 TB (ou seja 2600 GB).














4 milhões de emails, 3 milhões de ficheiros de base de dados, 2 milhões de pdf's, 1 milhão e 117 mil imagens,  320 mil ficheiros txt, e 2000 outros ficheiros diversos.

Fuga ao Fisco de famosos e empresas, ao todo mais de 100 entidades.
Só não sei se foi o consórcio internacional de jornalistas de Investigação (ICIJ) que roubou os dados, se têm conhecimentos técnicos para tal, ou se foram Hackers contratados por eles.
Os documentos foram enviados ao jornal Alemão Süddeutsche Zeitung, por uma fonte anónima.

Entre os rostos agora expostos estão 12 chefes de Estado ou de governo e outros 33 políticos e funcionários públicos com ligações directas a paraísos fiscais.
140 políticos de 50 Países. Cerca de 21 paraísos Fiscais.

Há 34 donos de offshores com morada em Portugal e 23 clientes do escritório de Mossack Fonseca, 244 empresas com sede em Portugal.

O CIJI já anunciou que divulgará a lista completa das empresas e pessoas a elas ligadas no início de Maio.


Jornal Público, link 1,  link 2
Tvi 24




.





Criar uma conta Offshore é assim tão difícil para o cidadão comum?

Os telejornais disseram que acesso a contas offshore não é fácil nem está acessível ao cidadão comum, apenas os ricos sabem coo fugir ao fisco.
Isso é mentira!
Qualquer pessoa comum pode criar uma empresa "fantasma" a partir de 900 dólares, mas obviamente os pobres e cidadãos da classe média não têm dinheiro para conseguirem poupar e colocar numa offshore alguns depósitos, só os ricos podem ter dinheiro para "guardar" nas offshores.
Mas criar uma conta, hoje em dia, é fácil e acessível, existem centenas de sites como o Panama Offshore worldwide, por exemplo.

0 comentários:

Enviar um comentário