quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Afinal quem financia o ISIS?

quem financia o estado islâmico



Ano de 2012:
"O Presidente francês reconheceu ter entregado armas aos rebeldes sírios durante o embargo da UE, segundo um livro que será lançado em breve em França.


As entregas tiveram lugar em 2012, antes de se ter posto fim ao embargo em maio de 2013, admitiu François Hollande aquando a sua última entrevista desse ano com o jornalista e escritor Xavier Panon. "Começámos a entregar (as armas) quando tínhamos a certeza de que iam parar a boas mãos. Quanto às armas letais, foram os nossos serviços que as entregaram", disse Hollande ao escritor...

fonte:  RT News


Na Síria são os Jihadistas que ficam com as armas que eram para os rebeldes Sírios:

"WASHINGTON - A maior parte das armas enviadas a pedido da Arábia Saudita e do Qatar para grupos de rebeldes sírios que lutam contra o governo de Bashar al-Assad acabam nas mãos de jihadistas islâmicos radicais , e não nos grupos de oposição laicos, que o Ocidente quer reforçar, de acordo com responsáveis americanos e diplomatas do Médio Oriente.

fonte: NY Times


França financiou os rebeldes Sírios para derrubar Ashar al-Assad:

"A França se tornou-se o mais importante financiador da oposição armada síria e financia diretamente os grupos rebeldes em torno de Alepo, no quadro de um esforço renovado para derrubar o assediado regime de Assad. No mês passado grandes somas de dinheiro foram transferidas por representantes do governo francês, através da fronteira com a Turquia, para os comandantes rebeldes, de acordo com fontes diplomáticas. 
O dinheiro foi usado para comprar armas para o interior da Síria e financiar operações contra as forças lealistas.

fonte: The Guardian


Ano de 2014:

François Hollande admitiu que a França forneceu armas a rebeldes Sírios:

"O Presidente que Francois Hollande declarou quinta-feira que a França tinha entregado armas aos rebeldes que lutam contra o regime sírio de Bashar al-Assad, "há alguns meses."

fonte: France 24


2015:
Lançador de rockets Francês, vai parar às mãos do Estado Islâmico.
Fonte: Twitter do jornalista correspondente da RT News, Murad Gazdiev.
























Qatar e Arábia Saudita também financiam o Estado Islâmico:
"As duas facções que obtêm melhores resultados contra as forças de Assad, são dois grupos extremistas islâmicos: Jabhat al-Nusra e o estado islâmico no Iraque e Síria (ISIS), este último ganha actualmente terreno no Iraque e ameaça desestabilizar ainda mais toda a região. 
E este sucesso é, em parte, devido ao apoio que estes dois grupos receberam de dois países do Golfo: o Qatar e Arábia Saudita.


Jabhat al-Nusra tem beneficiado de tal maneira das generosidades militares e económicas do Qatar que um importante oficial do Qatar disse-me que podia reconhecer os comandantes al-Nusra pelos blocos de casas que controlam nas várias cidades sírias. Mas ISIS, é outra coisa, como afirmou um importante responsável do Qatar: "ISIS é desde o início um projecto saudita." 

tirado de:  Oculta News
.

0 comentários:

Enviar um comentário