domingo, 7 de junho de 2015

Poeiras de África

poeiras de africa
















Caros leitores, como sabem o nosso fim-de-semana em Portugal está a ser estragado pelas Poeiras vindas de África. Céu enevoado, irritações nos olhos e vias respiratórias.
Notícias aqui .

Mas os meios de comunicação apenas falam que as partículas de poeira em suspensão no ar, podem causar irritações nos olhos, asma etc, são muito vagos.
Eu pensei para comigo mesmo: «Será que vírus e bactérias podem viajar nas correntes de ar, de um continente para o outro?», «As poeiras poderiam ser mais graves do que os média nos dizem?».

E encontrei um estudo americano, artigo de 2001 : Link .

















«Além de colorir de vermelho o pôr-do-sol quando cruzam o Atlântico, as tempestades de poeira do Saara trazem grande quantidade de microorganismos potencialmente perigosos para o Novo Mundo, segundo cientistas norte-americanos. »
«Bactérias e fungos, alguns causadores de doenças e dificuldades respiratórias, pegam boleia nas nuvens de poeira que partem do norte da África e cruzam centenas de quilómetros até as Américas, em uma viagem transatlântica de cinco a sete dias. »

Os micróbios transportados podem ficar protegidos dos raios ultravioletas pelas partículas de poeira, disse Dale Griffin, um dos autores do relatório publicado na revista Aerobiologia.

"Além disso, quando as nuvens de poeira se movem sobre mar aberto em baixas latitudes, as temperaturas moderadas e alta humidade aumentam a sobrevivência dos micróbios".

restante aqui .

É pena nos telejornais não nos informarem de tudo..!

0 comentários:

Enviar um comentário