terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Escândalo HSBC - SwissLeaks

HSBC swissleaks












O HSBC, oficialmente HSBC Holdings plc é um banco global. HSBC Holdings foi fundada em 1 de Janeiro de 1959 e está sediada em Londres, no Reino Unido.

O informático franco-italiano Hervé Falciani, que esteve na origem das revelações do escândalo de evasão fiscal na filial suíça do HSBC, garante, citado pelo jornal francês Le Parisien, que os jornalistas só tiveram acesso à "ponta do icebergue".

Herve Falciani









Falciani, alvo de um mandado de captura internacional lançado pela Suíça por violações de segredo bancário, sublinhou que os jornalistas tiveram acesso apenas a "uma parte" das informações que transmitiu ao Estado francês.

"A administração fiscal ficou com muito mais", acrescentou.

A divulgação das informações sobre as contas de 106 mil clientes da filial do HSBC em Genebra marca um divisor de águas na história do sigilo bancário e dos paraísos fiscais. Por trás das incertas motivações do denunciante, um ex-funcionário do HSBC, há a certeza do grande trabalho jornalístico efectuado.

Capitaneados pelo "Le Monde", associado ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) e a outros veículos de média, 154 jornalistas de 47 países trabalharam juntos nos últimos cinco meses para analisar, comprovar e organizar as informações constantes nas contas bancárias.

Parcialmente conhecidos anteriormente, os arquivos informáticos subtraídos ao HSBC, também chamados de "SwissLeaks", já foram considerados pelos tribunais franceses como provas válidas para combater a sonegação fiscal. Outros países tem entendimento similar sobre a matéria.

Alguns dos clientes desse banco que movimentavam Milhões, eram cartéis de droga, negociantes de armas,
traficantes ilegais de diamantes.
fontes:
Notícias UOL.
Bloomberg

O Grupo Espírito Santo e Américo Amorim fazem parte da lista de clientes, veja alguns nomes da lista no Jornal Expresso .

0 comentários:

Enviar um comentário