sábado, 10 de janeiro de 2015

Mind upload?

mind upload
















Ao que parece diversos cientistas na área das tecnologias e neurociência estão empenhados em mapear o cérebro humano e dizem que dentro de 30 anos pode ser possível upload da consciência para a internet. Os nossos corpos podem ser artificiais. Este tema não é ficção científica, há vários projectos em curso, a Google também está empenhada nisso, muitos milhões de dólares estão a ser investidos.
Este é um tema muito vasto, não posso mencionar todas as fontes nem traduzir tudo. 
Mas existem vários projectos em curso.
Um projecto de cientistas Russos “Iniciativa 2045” 

O dr Randal Koene ( neurocientista Alemão) director da iniciativa 2045 e criou ainda  a Carbon Copies.

Ray Kurzweil, director de engenharia na Google diz que dentro de 32 anos podemos fazer upload das nossas mentes. Link aqui .


Na carbon copies o dr Randal Koene divulga imensa informação, engenharia reversa para replicar artificialmente as funções do cérebro, criar neuropróteses que reproduzem as funções da mente, mapeamento de neurónios e ligações neuronais etc

Usando um microscópio electrónico de transmissão (MET ) já mapearam o cérebro de um rato e vão reconstruir depois todos os circuitos cerebrais.

A IBM está a criar tecnologia com computação cognitiva, inteligência artificial e máquinas com algoritmos que lhes permitem evoluir e aprender. Link aqui .

A IBM criou um chip com 1 milhão de neurónios digitais e 256 milhões de sinapses. Link aqui .

O Projecto Iniciativa 2045, parece um website de ficção, mas o projecto é bem real. Reúne vários estudantes, cientistas, pesquisadores, e investidores que já injectaram milhões de dólares no projecto. Estudam inteligência artificial, cérebro (neurociência) e tecnologias cibernéticas.  Vários sites de notícias científicas e outros, como o Business Insider, mencionam esse projecto. 

3 comentários: