quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Mulas robóticas já em funcionamento

cavalos roboticos militar














Os militares dos EUA estiveram a treinar em selvas do Hawai com cavalos robóticos, de quatro patas e capazes de carregar até 200 quilos, mesmo em terrenos mais difíceis. 

O Legged Support System (LS3) é um robot que simula o papel de uma mula ou de um cavalo numa guerra no futuro. O LS3 é capaz de carregar mercadoria e subir por terrenos inclinados ou mais difíceis.

O LS3 está a ser usado num exercício chamado RIMPAC, com 22 nações, 55 navios, 200 aviões e 25 mil militares. Estes robôs de quatro patas vão poder ser usados para ajudar as tropas com a sua carga.
Tipicamente, um fuzileiro carrega cerca de 100 quilos de material e comida quando está a operar longe da base. 
O LS3 vai poder ser usado como “burro de carga” para levar todo o material que não é indispensável no momento. Cada LS3 pode levar comida, água e munições para um grupo de sete a nove militares.

Os robots foram desenvolvidos pela agência DARPA que colabora com os militares para definir o melhor uso a dar a cada invenção.

O desafio está a ser conseguir colocar os robôs nos cenários de guerra, nomeadamente a descerem rapidamente de helicópteros ou a poderem sair de um navio directamente para a praia.


Para este último fim, a Marinha está a trabalhar no Ultra Heavy-lift Amphibious Connector, ou UHAC. O UHAC parece um camião gigante misturado com um tractor e pode ser usado para descarregar pessoas, veículos ou robôs de um navio que esteja longe de terra, para a praia.

0 comentários:

Enviar um comentário